K-DRAMA [RESENHA]: REPLY 1988


Trouxe mais uma resenha de kdrama para vocês, porém esse dorama foi um que comecei a assistir por ser um reply (eu já havia começado a assiste Reply 1994 mas eu ainda não terminei ele) e porque depois de Love in the moonlight e de ter me apaixonado profundamente pelo Park Bogum, comecei a caçar mais e mais doramas dele. Ainda não sei dizer se ele foi o melhor dorama que eu já assiste nesse ano ou não, mas ele criou um significado muito importante na minha vida. Com certeza vai ser um dorama que eu nunca mais irei esquecer!

O dorama é regado de comédia e depois do baque que eu ainda sinto por Moon Lovers e mesmo Love in the moonlight e Weightlifting Fairy Kim Bok-joo terem sido doramas leves e sem tanto drama, eu ainda estou hardmente ferida por Moon Lovers. E como eu sei com a minha pouca experiência com Reply 1994 imaginei que esse Reply seria a mesma vibe, então fui contudo.

Obs: Esse post irá conter alguns spoilers, infelizmente tem certos acontecimentos que não se pode deixar de lado.


Reply 1988 | 응답하라 1988
Episódios: 20 | Emissora: tvN | Ano: 2015-2016

Sinopse: Em 1988, Deok Soon (Hyeri), Jung Hwan (Ryoo Joon Yeol), Seon Woo (Ko Gyung Pyo) e Dong Ryong (Lee Dong Hwi) são estudantes e Taek (Park Bo Gum) é jogador de Baduk. Essas cinco pessoas tem sido amigos desde pequenas, e juntos criaram memórias e momentos divertidos. Eles cresceram juntos e são vizinhos e suas famílias também são muito próximas. Eles sempre se reúnem no quarto do Taek e passam o tempo juntos.

O que fez esse drama se torna épico para mim foi o fato da história não focar em nenhum casal, assim teve lá o seu casal e tudo mais. Contudo, o maior foco foi a família e não teve nenhum vilão. Até aquele que você menos gosto no final mostra o seu motivo por ser assim, e eu amo kdrama que tem essa pegada, eu aproveito mais deles.

Personagens

Acho que do dorama inteiro o que eu mais me apaixonei foi pelos personagens, cada personagem por mais secundário que fosse teve o seu momento de estrela no drama e pode mostrar o quanto amorzinho é.


Deok Soon logo de cara foi minha personagem favorita, por que eu pode me identificar! Ela era louca, desajeitada, não sabia o que queria da vida e uma pessoa calorosa e muito amiga. Não gosto quando os doramas ficam mostrando o mesmo tipo de personagem, aquelas quietinhas e que se vestem de rosa e blá blá. Por isso que a Deok Soon entrou para minha lista de favoritas! E eu gostei bastante de começar a ver a Hyeri fazendo um dorama com uma personagem dessas, adorei como ela incorporou a Deok Soon, espero poder assiste mais personagens como esses no futuro!


Jung Hwan foi um personagem que eu amei e que “odiei”, ele era um cara mal humorado, nada romântico e que expressava pouco o que sentia. Mas cada sorriso que ele dava era um suspiro! Por mais que todas as doramereiras gostem, eu não curto muito um cara fechado como ele foi, por isso no desenvolver da história acaba prejudicando o casal, pelo menos para mim. E isso realmente aconteceu em Reply.


Taek foi o personagem que menos aparecia e o que mais era falado pelos personagens. No começo eu nem sabia que era um dos principais, só para ter uma ideia no primeiro episódio ele apareceu uma vez, e se ele apareceu no segundo eu nem me lembro. Choi Taek o que eu mais estava esperando que florescesse no dorama, por ser Park Bogum, mas no decorrer do drama eu até acabava me esquecendo de que ele estava lá. E quando ele aparecia, eu só era sorrisos!  O personagem dele era extremamente quieto e inocente, nunca imaginei que uma pessoa poderia ser assim como o Taek foi. Ele era o menino de ouro do bairro, seus amigos cuidavam dele como se ele fosse o filho deles e ele era muito bonzinho, chegava a dar nervoso.


Seon Woon é um amor, na verdade entre o Taek e o Jung Hwan eu me apaixonei de cara pelo Seon Woon. Ele é dedicado, um amor com a mãe e a irmãzinha e super atencioso. Completamente perfeito!


Dong Ryong sou eu na rodinha de amigos hahaha! Ele fala demais, dança que nem um louco, super divertido, fofoqueiro e um amor! Logo de começo eu imaginei que ele seria só aquele amigo divertido, mas ele é muito atencioso e da muitos concelhos para os seus amigos. Creio que ele foi um dos melhores.


Os familiares e os amigos de escola também foram os melhores. As ahjummas era engraçadíssimas e os ahjussis também, queria muito ser da família deles. As ahjummas era como as principais, a amizade delas era exemplo. Elas se ajudavam, fofocavam, e faziam muita comida! Os ahjussis também foram assim, muito amigos e sempre quando surgia um problema eles estavam ali uns pelos outros. Acho que isso também influenciou muito na amizade entre os jovens, por mais que cada esteja longe do outro eles se preocupavam um com o outro.


Bo Ra era a irmã mais velha da Deok Soon, ela era muito fria e agressiva. Não gostava que desrespeitassem ela de jeito nenhum. No começo eu tive um grande problema com essa personagem, ela era chata e fechada, me incomodava, mas conforme o dorama vai se desenvolvendo você percebe o quando ela mudou e como ela vai se mostrando ser uma pessoa boa e lega.

Jung Bong era o irmão mais velho de Jung Hwan, muito fofo e budista! O melhor hyung de todos, mas o seu único problema era não conseguir entrar para faculdade. Mas quando ele colocava algo na cabeça, ele tentava até conseguir! O dorama teve muitos momentos divertidos com ele, e momentos românticos também!

Enredo

Esse dorama aplicou como uma família realmente tem que ser, independente das dificuldades ou das circunstâncias. E também que a eles eram muito além de amigos, eles eram uma família. Entravam na casa um do outro sem chamar, ficavam na casa um do outro sem o dono estar em casa... Tem prova melhor do que essa de que eles eram uma familiazona?!  A cada episódio que se passava só me dava mais vontade de morar nessa época.


Eles mostraram a história de cada família e não deixou quase nenhuma ponta solta sobre as histórias familiares. Os problemas de cada dia era bem abordados e isso fazia a história se mexer muito bem. E entre as famílias, à que eu mais amei foi a do Jung Hwan, com um mãe hilária e um pai daqueles eu não precisaria de mais nada nos meus dias! Podia passar o dia rindo dos meus pais. Fora o irmão dele que também é muito legal e engraçado. Foi a melhor família do dorama todo!


Tudo neles me fez querer morar naquela época, as roupas, a personalidade, a liberdade, a música, a dança e principalmente a amizade entre eles. Era lindo como eles sempre se encontravam no quarto do Taek para resolver qualquer problema ou para se divertir! E o mais incrível é que mesmo se o Taek estivesse cansado, ele adorava ficar com os seus amigos no seu quarto (isso foi o que mais eu gostei no personagem também). Se existe reencarnação pro passado, por favor, na minha próxima vida eu quero ser dessa época!

Romance

Adorei todo o romance pelo simples fato: não teve nhe nhe nhe! Não teve aquela frescurazinha que me faz quase fecha a janela do navegador, isso me deixou muito feliz! Cada casal que surgiu no dorama me cativou muito, estavam até melhores do que o casal principal. O casal que mais conquistou foi o Seon Woon com a Bo Ra, eles eram fofos juntos e nossa, que beijos!!! Me deixavam sem ar!!!


Agora, você shippa Taek e Deok Soon ou Jung Hwan e Deok Soon?


Vou falar a verdade, eu shippava ela com os dois! Sim, eu sou gulosa mesmo! No começo estava na cara que seria com o Jung Hwan que ela iria ficar, porque não teria sentido deixarem ela com o Taek sendo que nem as caras no dorama ele colocava. Entretanto, o dorama foi se desenvolvendo e o Taek estava se interessando mais e mais pela Deok Soon que eu comecei a ficar confusa.
Assim, eu gostei do fato dela não ter ficado com o Jung Hwan no final como todo mundo esperava, isso não são coisas que se ver por ai e eu gosto de me surpreender por mais doloroso que seja! Então, eu gostei dela ter ficado com o Taek, até porque eu shippava e mesmo se ela tivesse ficado com o Jung Hwan eu também ficaria muito feliz.


Contudo, ficou meio confuso, parece que eles mudaram de supetão a história. TUDO indicava que o marido dela era o Jung Hwan (não expliquei mais em cima, mas o reply é uma lembrança, ou seja, ela está com o marido dela relembrando o passado e nós temos que descobrir quem é realmente o marido dela no final) porém, do nada, quase perto dos últimos episódios ela começou a mostrar sento sentimento pelo Taek e ele mais ainda por ela.

Ouve uma coisa que eu gostei foi que ambos descobriram que o outro gostava dela e eles não deixaram que isso afetasse na amizade, eles não brigaram por ela ou ficaram se olhando feio. Achei isso uma coisa revolucionária, e em vez de brigarem ou sair correndo e se confessarem primeiro, eles não fizeram isso, achei demais.


Mas essa mudança repentina fez com que o final entre o casal Deok Soon e Taek ficasse corrido, quase não pudemos ver eles juntos. E também não mostro o casamento deles ou filhos e essas coisas, particularmente eu não sente tanta falta assim. Para mim, as coisas familiares foram mais importante do o otp em si. Fiquei satisfeita em saber que eles ficaram juntos. Porém, o que me mais me chateou foi que não mostraram um final para o Jung Hwan, ele nem chega a parecer muito no final. Fiquei incomodada com isso, depois que ele “deixou” a Deok Soon, ele quase não apareceu, e isso me deixou triste.

O que achei


Agora imagina, cada episódio tem 1 hora e 40 minutos, quase 2 horas de episódios, nos últimos episódios eu chorava demais e quando eu olhava a barrinha carregando o episódio não estava nem na metade! Muitas pessoas choraram por causa do otp, mas eu chorava por causa dos problemas familiares que surgiam. Não vou ser hipócrita, eu também chorei com o otp, mas eu chorava mais com as famílias e eu chorava de felicidade. Chorei mais de felicidade do que de tristeza!


Reply 1988 foi um ótimo dorama, por mais que muitos não tenham ficado felizes com o final, eu me apaixonei demais. Apreciei cada momento dele e só me deu mais e mais vontade de ter nascido mais cedo. Ele me fez refletir muito sobre as coisas que eu não fiz e que nunca vou poder fazer na minha vida. E me fez pensar sobre o meu futuro também, enfim, foi muito especial para mim. E eu gostei muito da ost, mesmo não conhecendo quase nenhuma daquelas músicas, tinha momentos que eles começavam a dança que me davam muita vontade de dançar loucamente que nem eles.

Esse drama vai deixar muita saudade no meu coração, não deve fazer nem duas horas que eu terminei ele e já corri para começar a escrever ele. Não queria me esquecer de nenhum momentinho dele deixando para escrever depois. Queria que estivesse fresquinho na memória, estou até com pena de começar outro dorama!


Uma coisa que eu não falei antes mas o que eu mais gostei também foi a amizade que cresceu entre eles, parece que eles realmente viraram amigos e ficaram próximos. Os meninos fizeram até um programa juntos, eu vi umas cenas e foi muito engraçado e divertido! Fora que as fotos que eles tiravam juntos no set eram muito lindas, pareciam realmente amigos de anos, espero poder assistir um futuro dorama com esse elenco novamente!

O kdrama se encontra disponível no viki e no drama fever. Se não me engano, vai ter um fansub que vai legendar, mas não me lembro qual.... Qualquer coisa eu edito o post e coloco o site aqui se eu achar! Ou melhor, fazer um post das fansub que eu vejo meus doramas e filmes, quem sabe! Adorei demais e recomendo ele de coração, e caso vocês virem ou se já viram, comentem o que acharam!!! Quero saber qual casal que você shippa e o que você achou!! Até a próxima, desculpa pela grande resenha!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.