4 FILMES DO DIRETOR WES ANDERSON



Ser um diretor não é uma tarefa fácil. Além de coordenar todo o projeto para que nada saia dos trilhos ainda tem muitos que se aventuram em participar em outras partes da produção: seja roteirizando, dublando, e literalmente produzindo. Existe todo um processo para que a história saia do papel, e alguns acabam se destacando com características bastante originais e reconhecidas, e esse é o caso dos filmes do Wes Anderson, que resolvi resenhar nessa postagem. 



Wesley Wales Anderson, mais conhecido como Wes Anderson, é um diretor, roteirista e produtor americano. Ele é bastante conhecido pelos seus filmes independentes e pelas características bastante originais que aplica em seus filmes, como eu já mencionei. Uma pessoa muito perfeccionista acho que dá pra perceber só de olhar pra ele, utiliza sempre um enquadramento simétrico e cores vívidas. As histórias de seus filmes também se utilizam de uma mesma temática, sendo geralmente ambientados por pessoas adultas tentando se descobrir e conseguir o apoio dos pais, o tema família é muito bem explorado e por incrível que pareça não fica repetitivo, porque seus personagens são exóticos e únicos.

Eu sou extremamente apaixonada pelo trabalho dele, seus filmes são muito realistas e a fotografia é incrível, Wes Anderson é um ótimo diretor e podemos perceber o seu empenho em entregar bons projetos, porque ele está sempre participando de todas as etapas, seja roteirizando, produzindo e até dublando alguns personagens. Por isso escolhi 4 filmes para apresentá-los ao trabalho desse cara genial e fiz uma pequena resenha de cada um:

       1- Os Excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums)


Sinopse:  Royal Tenenbaum (Gene Hackman) e sua esposa Etheline Tenenbaum (Anjelica Huston) tiveram três filhos, Chas (Ben Stiller), Margot (Gwyneth Paltrow) e Richie (Luke Wilson), e logo depois resolveram se separar. Com o passar dos anos cada um dos filhos demonstrou talentos diferentes, tornando-se todos bem-sucedidos. Chas logo em sua adolescência resolveu investir em bens, demonstrando um dom natural para finanças, enquanto que Margot se tornou uma escritora de sucesso e Richie um tenista profissional de sucesso. Mas toda a história de sucesso dos três jovens Tenenbaums é esquecida quando seu pai resolve reatar os antigos laços e lutar pelo amor de Etheline, que está prestes a se casar com seu contador, Henry Sherman (Danny Glover).
Esse filme é substancialmente sobre uma família e as suas dificuldades de aproximação e contato. Um pai essencialmente egoísta (interpretado muito bem pelo ator Gene Hackman) que não entende os seus filhos e não supera o fato de que sua ex mulher irá casar novamente, mas que tenta reatar os laços com todos novamente. Ele fala sobre o quão é difícil restaurar relações que se quebraram com o tempo, quando nós mesmos ainda temos nossas dificuldades para lidar. Eu citei apenas o Gene Hackman, porém todos os atores principais estão ótimos em seus papeis, e a fotografia é um show à parte, sendo o primeiro filme em que Wes aplicou seus conceitos de simetria icônicos.

2- Moonrise Kingdom


Sinopse: Anos 60, em uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra. Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) sentem-se deslocados em meio às pessoas com que convivem. Após se conhecerem em uma peça teatral na qual Suzy atuava, eles passam a trocar cartas regularmente. Um dia, resolvem deixar tudo para trás e fugir juntos. O que não esperavam era que os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), o capitão Sharp (Bruce Willis) e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) fizessem todo o possível para reencontrá-los.
Disparado o meu favorito entre todos, Moonrise Kingdom exala nostalgia. Uma história aparentemente boba ganha vida e fica apaixonante, com um bônus pela fotografia incrível. Sam e Suzy ah crianças resolvem fugir juntos, sem imaginar que todos em sua volta ficam desesperados e correm atrás para encontrá-los, em uma jornada fofa de descoberta do primeiro amor e cumplicidade. Sam é um menino que já passou por muita dificuldade na vida e Suzy, que por mais que não entenda completamente pelo o que Sam passou, tem os seus motivos e o abraça como pode. Eu recomendo muito esse filme, e se pudesse me casaria com ele.

3- O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel)


Sinopse: No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, consta o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX. 
Um dos filmes mais famosos e aclamados do diretor, O Grande Hotel Budapeste trata em grande parte sobre amizade e confiança, que por mais que aconteçam entre pessoas de classes e situações completamente contrastantes, duram quando tratadas com a devida importância. Aborda outros assuntos também, como amor, cumplicidade e trabalho. Acho que esse é um dos poucos filmes do Wes que não abordam exatamente uma situação familiar ou de um adulto tentando se descobrir, porque os personagens são bem definidos, porém caricatos e exóticos. Novamente a fotografia se torna o verdadeiro destaque, o conceito de simetria nesse filme está mais no ponto que nunca esse cara arrebenta mesmo viu.

4- Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited)

Sinopse: Francis (Owen Wilson), Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman) são irmãos, mas não se falam há um ano. Eles decidem realizar uma viagem de trem pela Índia, na intenção de acabar com a barreira existente entre eles e também para autoconhecimento. Entretanto, devido a incidentes envolvendo a compra de analgésicos sem prescrição médica, o uso de xarope para tosse indiano e um spray de pimenta, a viagem logo muda de rumo e faz com que o trio fique perdido no meio do deserto, tendo apenas 11 malas, uma impressora e uma máquina plastificadora.
                Viagem a Darjeeling nossa que nome impossível vocês não tem noção do quanto eu penei para escrever isso, um dos filmes mais fraquinhos do diretor na minha humilde opinião, trata-se da viagem conjunta de três irmãos que não se falam há um ano, mas querem reatar os laços e partirem em uma jornada de espiritualidade e desapego. No início parece um filme bobo, mas com o tempo se mostra mais dramático e reflexivo, sendo uma ótima mistura de drama e comédia sem apelar exageradamente pra um dos dois lados, gostei. 

                Uma coisa que acabei não comentando, mas que também é uma marca do Wes é trabalhar sempre com os mesmos atores, e certamente os que ele mais chama pros seus projetos são justamente os principais desse filme (Adrien Brody, Jason Schwartzman e Owen Wilson, esse último estudou com ele na faculdade, legal né?) e foi interessante vê-los atuarem todos juntos, deve ter sido divertido no set de filmagens, como se fosse uma reunião de amigos haha. Ah e não vou nem comentar sobre a fotografia, ela está maravilhosa como sempre.


E é isso pessoal, espero muito que tenham gostado e apreciem os filmes tanto quanto eu. Me desculpem se a postagem ficou longa demais, às vezes eu me empolgo hehe. Estou pensando em fazer mais posts como esse e até trazer uma segunda parte para esse, o que vocês acham? Me contem nos comentários, novas ideias também são bem vindas. E não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook, até a próxima <3 

6 comentários:

  1. Oie


    Eu não sou muito ligada ao nome dos diretores ( como a maioria das pessoas) ,mas reconheço que eles são uma parte muito importante na produção do filme.
    Fos filmes que você indicou me interessei por "O grande Hotel Budapeste" , a sinopse é bem interessante.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verdade é uma parte extremamente importante da produção, por isso ser um diretor não é uma tarefa nada fácil. O Grande Hotel Budapeste é bastante interessante e curioso mesmo, espero que você goste do filme :)

      Obrigada pelo seu comentário, beijos <3

      Excluir
  2. Obras do Wes Anderson são um amor visualmente. Já vi dois, conheço três, mas nunca ouvi falar do último...

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade <3 Recomendo muito The Darjeeling Limited, é um dos menos conhecidos mesmo mas vale muito a pena.

      Obrigada pelo seu comentário, beijos :)

      Excluir
  3. Nossa amei conhecer melhor mais um autor eu gosto muito de saber mais de quem está por tras das produções, sempre penso neles quando estou assistindo algum filme. Amei muito mesmo!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.